quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

HOT DOLL: Brinquedo (sexual) para cães

Hot Doll: o nome já diz tudo...e as imagens mais ainda! A Hot Doll é de plástico, disponível em duas cores (preto e branco) e dois tamanho (22cm e 40cm de altura) e promete ser a diversão sexual e companhia para os cachorrinhos antenados!!! Estabilidade, resistência e ergonomia é o que o fabricante promete. Além de conforto e um sistema de pernas que não deslizam e material empregado usado por veterinários e de fácil higienização (água e sabão). Pode ser comprado diretamente no site, o único inconveniente é o preço salgado: 149euros!!! Muito fútil, design fofo, tenho certeza que o Tigrinho iria amar!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Qual o melhor dia para inseminar ou cruzar meu cão?


Acho que essa é a pergunta que mais se faz: Qual o melhor dia para inseminar ou cruzar meu cão? A resposta genérica é a partir do dia em que a cadela é receptiva ao macho.

As vezes isso é difícil de perceber, algumas fêmeas podem ser agressivas ou amedrontadas demais, ter cio silencioso, mas no geral, a partir do nono dia do cio (primeiro dia do cio=primeiro dia de sangramento e vulva edemaciada) expor a fêmea ao macho, em dias alternados.

A clínica é sempre soberana! Quando ela aceitar o macho (isso quer dizer expor genitália para ele e fazer uma"dancinha do acasalamento": eles brincam, namoram), pode ser feita a inseminação ou monta natural. O ideal é repetir o procedimento após 48 horas.

Existem exames laboratoriais como citologia vaginal e dosagens hormonais que ajudam a determinar o dia exato para o acasalamento/reprodução.

O ideal é antes da cobertura (o ideal é alguns meses antes do cio) consultar com um veterinário especialista em reprodução para te orientar sobre a alimentação da fêmea antes e depois da cobertura, investigar o estado de saúde da mesma e orientar sobre o procedimento reprodutivo (monta natura ou IA). Assim a taxa de fecundidade melhora e o número de filhotes nascidos vivos e saudáveis também.

Heat Stroke 2


Já havia postado sobre o excesso de calor e os impactos sobre os cães, mas foi com muita tristeza que recebi na semana passada a ligação de uma cliente, Ana, proprietária do Guapo, para me informar que ele havia falecido. A notícia do falecimento dele foi uma tristeza, mas mais triste ainda (se é possível) foi saber COMO o Guapo morreu. O Guapo era um bulldoguinho (inglês) branquinho, lindo, simpático, saudável, mimado e super bem cuidado. Havia consultado comigo apenas por causa de lesões na pele, mas seu estado de saúde era perfeito! Até perdeu uns quilinhos para não sofrer tanto com o calor do verão! Como seus donos iam viajar no carnaval e o calor em Florianópolis estava muito forte, investigaram os hoteizinhos para cães em Florianópolis e escolherom o melhor, foram visitar as instalações: o local era bonito, bem arborizado, mostraram um canil amplo que serviria apenas para ele dormir, pois ficaria solto o dia todo. O proprietário do estabelecimento garantiu que estava acostumado a hospedar bulldogs, não haveria problema algum! A família ficou tranquila, foi viajar e deixou o Guapo no hotel. Na segunda-feira de carnaval, às 10:00hs da manhã receberam uma ligação do hotel que haviam encontrado o Guapo morto! A família se desesperou e voltou imediatamente ao encontro dele. Encontraram o Guapo numa "baia" minúscula e para piorar com telha de brasilit!!!! Ficaram desesperados e indignados! Nada do que havia sido combinado foi cumprido! O Guapo ficou preso, em local inadequado e com temperatura completamente inadequada. Pobrezinho! Escrevo isso para que mais ninguém sofra com isso! Os donos do Guapo vão processar o hotelzinho! Essa pessoa tem que ser presa! A Ana pediu para não divulgar o nome do estabelecimento antes de todas providências legais serem tomadas. Cuidado com o calor e com os hoteizinhos!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Perucas




Ainda em clima de carnaval, e para alegrar o fim de semana: perucas para cachorro! Já havia lido há algum tempo sobre essa loja na Florida. A dona trabalhava no mundo artístico com celebridades, mas depois decidiu se dedicar a fabricação de perucas. Ela é a oitava geração da família produzir perucas (mas a primeira a fazê-las para cachorros). As perucas são muito engraçadas! O preço varia de 35 a 55 dólares. Mas vc teria coragem de usar no seu cachorro?

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Seu cachorro pode pegar D.S.T. (doença venérea)!!!


Como estamos em clima de carnaval e com tanta campanha para prevenir AIDS, fica o alerta também para os cães! Eles também tem doenças sexualmente transmissíveis (D.S.T.). Não são as mesmas que nós temos, mas deve-se ter cuidado com quem nossos amiguinhos cruzam. O raciocínio é sempre o mesmo: não se sabe com quem o parceiro/a cruzou antes.

Como eles não usam camisinha, a finalidade da monta é a reprodução deve-se estar atento para as principais doenças transmitidas pela reprodução:

A inseminação artificial pode prevenir a disseminação dessas doenças. O macho não se contamina, mas a fêmea pode contrair doenças. Por isso deve exigir atestado sanitário do macho. Para Brucelose e Herpesvírus existem exames sorológicos, para micoplasmose o diagnóstico é feito através do agente e para o T.V.T. o diagnóstico é baseado nos sintomas e exame histológico.


Então se o seu amiguinho vai cruzar é importante ficar atento a essas doenças e caso seja castrado não deixe ele ficar se divertindo por aí! Eles podem até não se reproduzirem, mas podem contrair alguma dessas doenças!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bulldog para Doação


Acabei de receber uma ligação de uma cliente que quer doar seu bulldog Brutus de 5 anos para uma família muito Especial. Ela tem um bebê novinho que tem alergia a pelos e por isso não pode mais conviver com o Brutus. Ele é um bulldog inglês bastante mimado, sensível, voluntarioso, com pelagem tigrada e branco e tem demodicose. Precisa de muito carinho e convívio intenso e próximo com pessoas.

Acho uma tristeza doar um cachorro com essa idade e com esse apego a família. Como gosto muito dele o mínimo que posso fazer é ajudar a encontrar uma família especial!

Interessados favor entrar em contato comigo.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dicas para viajar com seu cão


Sempre viajei bastante com meus cães, então após muitos imprevistos montei um kit básico que levo sempre a mão com os dois para superar todos as situações adversas (já que as imprevistas são imprevisíveis). O Kit básico consta de:


  • Pote para água: para oferecer água nas paradinhas estratégicas;

  • Garrafa de água: leve sempre geladinha;

  • Snacks: para forrar o estômago com algo leve durante a viagem (eu prefiro oferecer frutas desidratadas- na foto maçã- mas vc pode levar bifinhos ou biscoitos para cães;

  • Saquinhos plásticos: para juntar a sujeira que eles possam fazer;

  • Lencinhos umedecidos: pq eles sempre se sujam quando não podem, esteja prevenido;

  • Toalha: também para limpar sujeiras ou caso seu amiguinho fique enjoado no carro vc pode prevenir uma catástrofe e ter que jogar o carro no lixo,

  • Necessaire com remédios: plasil para enjoos e outros remedinhos que ele possa estar tomando,

  • Carteirinha de Vacinação : está sempre detro da mochilinha que leva tudo para previnir os imprevistos;

  • Mochila: leva tudo dentro(menos o potão de água).

Você pode ainda levar brinquedos para eles se distraírem durante a viagem.


Na mala principal não esqueça da ração em quantidade adequada para o período de viagem, cama, potes de comida e água, brinquedos, roupinhas se estiver frio.


As vacinas tem que estar em dia, um atestado de saúde tem que ser emitido pelo veterinário.


Seu amiguinho tem que viajar em caixas de transporte ou com cinto de segurança para cães.


Algúem leva alguma coisa além do que eu sugeri? Já passou por alguma situação inusitada viajando com seu pet? Compartilhe conosco!


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tigrinho Viajando

Acho que poderia ter um blog só das histórias do Tigrinho! Domingo a noite voltando de Florianópolis para Curitiba o Nando (meu namorado) disse que devíamos filmar ele viajando pq a cena realmente é patética. Ele viaja o tempo todo de pé, com a respiração ofegante como se estivesse sendo torturado! Já tentei diversas estratégias, como colocá-lo nos meus pés quando vou ao lado do motorista, ele ia o tempo todo de pé também, mas parecia relaxar um pouco, até que um dia começou a chover, passamos numa poça e fez barulho de água batendo no carro. Foi o que bastou para traumatizá-lo. Teve que voltar para o banco de trás novamente! Coitada da Guiga, porque ele incomoda ela a viagem toda, e geralmente fica pendurado na cama dela, até que ela desiste e dorme no banco vazio ao lado. O detalhe é que temos que deixar o carro tão gelado para viajar, que em pleno verão tenho sempre que levar casaco e sapatos fechados para não congelar na viagem de 3 horas entre Curitiba e Florianópolis.
Mas o trauma vem de longe, desde que ele tinha dois meses. Ele teve olho de cereja, a cirurgia teve complicações e então ele ia todo dia comigo para a clínica, feliz da vida, no banco ao lado do motorista (ele sempre foi muito comportadinho). Um dia, na saída da ponte o carro da frente deu uma freiada brusca, e eu tive que fazer o mesmo. Tive o reflexo de segurá-lo pelo cangote para não cair. Pronto! Daí veio o trauma que até hoje aos seis anos, depois de andar quase diariamente de carro, que ainda não foi superado.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

E o calor continua...


É sexta-feira e o calor mais insuportável do que nunca...nem o gato do meu vizinho aguenta! Acordei e vi o bichinho sofrendo na janela como eu....nao resisti e fotografei.... Olha como ele passa a maior parte do dia!
Alguém tem alguma foto curiosa para compartilhar aqui no blog? manda para meu email (adriana@inseminacaocanina.com.br) que eu divido com todo mundo! Bom fim de semana!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dica de Produto

O shampoo neutralizador de odores da Pet Society é a dica da semana. Preciso confessar que sempre achei que os ditos "neutralizadores de odor" fossem enrolação da indústria para vender mais, mas, como sempre, testo os produtos na minha cobaiona particular: o Tigrinho! Como todo bom macho ele adora fazer xixi por tudo que esta em pé (mas em casa so no lugar certo, que isso fique bem claro! É macho, mas educado) e com um jato fino e potente que respinga por tudo! E para finalizar a porquice ele não fica contente sem pisar com pelo menos 2 patinhas no liquido amarelo de odor intenso. O resultado é que dois dias depois do banho ele parece banheiro de carnaval. Então há um tempo atrás quando lançaram esses neutralizadore de odor testei no porquinho. Testei vários marcas, mas o da Pet Society tem aquele cheirinho maravilhoso que fica no pelo por varios dias, deixa o pelo macio e a maior surpresa é que ele fica cheiroso por muito mais tempo! O shampoo não é dos mais baratos (acho que paguei R$28,00 a última vez que comprei) mas vale o investimento. São 410ml que rendem bastante, o fabricante recomenda inclusive a diluição do produto (1 parte de produto em 3 de água), para falar a verdade nunca fiz isso, mas no pet shop eles fazem. Além disso ele acelera a secagem do pelo (????), difícil comprovar, mas é a propaganda deles. Tem mais informações do shampoo e de outros produtos no site da Pet Society.
Eu ADORO e recomendo!




terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Calor (Heat Stroke - Hipertermia)

Estou desde ontem tentando escolher um tema para o novo post, e hoje a única coisa em que consigo pensar é calor!!! Estamos em Florianópolis, quando voltei para casa para almoçar os termômetro marcavam 36ºC!!!!

Meus dois bulldogs estavam extremamente ofegantes o dia todo e ao meio dia já não aguentavam mais (isso pq meu apto é fresco!). Tentei uma toalha molhada com água gelada nas costas deles, mas não surtiu muito efeito, tiveram que ser confinados no quarto com ar condicionado (medidas desesperadas para situações extremas!). Ainda bem que são muito comportados, pedem para sair e fazer xixi no lugar certo.

Como sou veterinária já atendi muitos casos de bulldogs (sempre bulldogs) com "heat stroke"(hipertermia). Muitos proprietários não sabem, mas os cães não suam, e o suor é a mais eficiente forma do nosso corpo trocar calor. O cães tem glândulas sudoríparas apenas nas almofadinhas das patas. Então com todos aqueles pelos e sem suar, a forma que eles tem de perder calor é respirar rápido, trocando calor pelas narinas e pela língua. Quando estão muito encalorados a respiração fica acelerada (hiperventilação) e babam muito. Quando a troca de calor não é eficiente a temperatura corporal se eleva, podendo causar muuuitos danos, inclusive a morte.

Caso o seu cão apresente sintomas de hipertermia: aumento da temperatura corporal, respiração muito rápida e com saliva grossa, gengivas muito avermelhadas/secas, colapso, desorientação ou perda da consciência, vômitos, diarréia,desmaio, convulsão: a situação é de emergência. Leve ele IMEDIATAMENTE para o veterinário. Tire o animal do calor, molhe o corpo com água fresca (não gelada pq causa constricção dos vasos periféricos e a troca de calor não vai ser eficiente).

Então fica o alerta para os dias mais quentes: não passeie como seu cão nem faça atividades físicas nos horários quentes (o q para os bulldogs significa inclusive as noites de verão), ofereça água fresca a vontade, deixe ele(a) em local fresco e ventilado (com ventilador ou ar condicionado de preferência) e se nada disso funcionar um banho gelado ajuda muito (sem secar com secador please!). Ah, e NUNCA, NUNCA mesmo deixa seu cão sozinho no carro!