sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PIOMETRA


A piometra nas cadelas e nas gatas é resultante de alterações hormonais induzidas no útero que permitem a instalação de infecção secundária.

Normalmente ocorre no diestro e é causada por uma maior concentração de progesterona e/ou hipersensibilização do útero. Em ambos os casos são formados cistos que contêm células secretórias, que produzem grandes quantidades de fluidos que são lançados no interior do útero. Com o avanço da doença este fluido começa a vazar pela vagina.

Além da proliferação e aumento da atividade secretória das glândulas endometriais, a progesterona é responsável pela manutenção da oclusão cervical e inibição da contração uterina.

A desobstrução da cérvix (piometra fechada ou aberta) é uma influência importante na severidade da doença, no seu prognóstico e nas opções de tratamento que podem ser oferecidas, pois após certo tempo ocorre o fechamento da cérvix e, com o acúmulo do exsudato inflamatório, pode ocorrer a ruptura do útero e a liberação deste material na cavidade abdominal, levando o animal à morte em 48 horas.

O organismo tenta eliminar a infecção por meio da filtração renal, porém devido ao excesso de secreção ocorre uma sobrecarga dos rins, levando a uma insuficiência renal e conseqüente morte do animal.

Os principais sintomas da doença estão relacionados à polidipsia, poliúria, secreção vaginal, febre, hiporexia e letargia.

O tratamento convencional consiste na ovariosalpingohisterectomia (OSH), ou seja, na remoção cirúrgica do útero, trompas e ovários.

Quando a fêmea tem alto valor zootécnico podemos tentar o tratamento medicamentoso, que não impede a recidiva no próximo cio. O tratamento e bastante oneroso e não tem 100% de eficácia como todo proprietário gostaria, mas e uma alternativa para quem tem interesse em ninhadas futuras.

Então fique atento a fêmea após o cio, se ela estiver apática, bebendo muita agua,lambendo a vulva insistentemente, abdomen aumentado, com secreção vaginal, um ou todos os sintomas leve ela correndo para o veterinário!!!

A doença é mais comum que a maioria dos proprietários imagina e se não tratada a tempo pode levar a muitas complicações, como a insuficiência renal! Como sempre, prevenção é a chave do sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário