terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Calor (Heat Stroke - Hipertermia)

Estou desde ontem tentando escolher um tema para o novo post, e hoje a única coisa em que consigo pensar é calor!!! Estamos em Florianópolis, quando voltei para casa para almoçar os termômetro marcavam 36ºC!!!!

Meus dois bulldogs estavam extremamente ofegantes o dia todo e ao meio dia já não aguentavam mais (isso pq meu apto é fresco!). Tentei uma toalha molhada com água gelada nas costas deles, mas não surtiu muito efeito, tiveram que ser confinados no quarto com ar condicionado (medidas desesperadas para situações extremas!). Ainda bem que são muito comportados, pedem para sair e fazer xixi no lugar certo.

Como sou veterinária já atendi muitos casos de bulldogs (sempre bulldogs) com "heat stroke"(hipertermia). Muitos proprietários não sabem, mas os cães não suam, e o suor é a mais eficiente forma do nosso corpo trocar calor. O cães tem glândulas sudoríparas apenas nas almofadinhas das patas. Então com todos aqueles pelos e sem suar, a forma que eles tem de perder calor é respirar rápido, trocando calor pelas narinas e pela língua. Quando estão muito encalorados a respiração fica acelerada (hiperventilação) e babam muito. Quando a troca de calor não é eficiente a temperatura corporal se eleva, podendo causar muuuitos danos, inclusive a morte.

Caso o seu cão apresente sintomas de hipertermia: aumento da temperatura corporal, respiração muito rápida e com saliva grossa, gengivas muito avermelhadas/secas, colapso, desorientação ou perda da consciência, vômitos, diarréia,desmaio, convulsão: a situação é de emergência. Leve ele IMEDIATAMENTE para o veterinário. Tire o animal do calor, molhe o corpo com água fresca (não gelada pq causa constricção dos vasos periféricos e a troca de calor não vai ser eficiente).

Então fica o alerta para os dias mais quentes: não passeie como seu cão nem faça atividades físicas nos horários quentes (o q para os bulldogs significa inclusive as noites de verão), ofereça água fresca a vontade, deixe ele(a) em local fresco e ventilado (com ventilador ou ar condicionado de preferência) e se nada disso funcionar um banho gelado ajuda muito (sem secar com secador please!). Ah, e NUNCA, NUNCA mesmo deixa seu cão sozinho no carro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário