segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Qual o melhor dia para inseminar ou cruzar meu cão?


Acho que essa é a pergunta que mais se faz: Qual o melhor dia para inseminar ou cruzar meu cão? A resposta genérica é a partir do dia em que a cadela é receptiva ao macho.

As vezes isso é difícil de perceber, algumas fêmeas podem ser agressivas ou amedrontadas demais, ter cio silencioso, mas no geral, a partir do nono dia do cio (primeiro dia do cio=primeiro dia de sangramento e vulva edemaciada) expor a fêmea ao macho, em dias alternados.

A clínica é sempre soberana! Quando ela aceitar o macho (isso quer dizer expor genitália para ele e fazer uma"dancinha do acasalamento": eles brincam, namoram), pode ser feita a inseminação ou monta natural. O ideal é repetir o procedimento após 48 horas.

Existem exames laboratoriais como citologia vaginal e dosagens hormonais que ajudam a determinar o dia exato para o acasalamento/reprodução.

O ideal é antes da cobertura (o ideal é alguns meses antes do cio) consultar com um veterinário especialista em reprodução para te orientar sobre a alimentação da fêmea antes e depois da cobertura, investigar o estado de saúde da mesma e orientar sobre o procedimento reprodutivo (monta natura ou IA). Assim a taxa de fecundidade melhora e o número de filhotes nascidos vivos e saudáveis também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário