sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Seu cachorro pode pegar D.S.T. (doença venérea)!!!


Como estamos em clima de carnaval e com tanta campanha para prevenir AIDS, fica o alerta também para os cães! Eles também tem doenças sexualmente transmissíveis (D.S.T.). Não são as mesmas que nós temos, mas deve-se ter cuidado com quem nossos amiguinhos cruzam. O raciocínio é sempre o mesmo: não se sabe com quem o parceiro/a cruzou antes.

Como eles não usam camisinha, a finalidade da monta é a reprodução deve-se estar atento para as principais doenças transmitidas pela reprodução:

A inseminação artificial pode prevenir a disseminação dessas doenças. O macho não se contamina, mas a fêmea pode contrair doenças. Por isso deve exigir atestado sanitário do macho. Para Brucelose e Herpesvírus existem exames sorológicos, para micoplasmose o diagnóstico é feito através do agente e para o T.V.T. o diagnóstico é baseado nos sintomas e exame histológico.


Então se o seu amiguinho vai cruzar é importante ficar atento a essas doenças e caso seja castrado não deixe ele ficar se divertindo por aí! Eles podem até não se reproduzirem, mas podem contrair alguma dessas doenças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário